Estudo dado pelo Rev.Lucas Magalhães na EBD da Igreja Presbiteriana de Nepomuceno em 13/03/2011
Introdução:
Qual é a missão[tarefa]da Igreja?
Para resposndermos essa pergunta precisamos responder uma questão mais séria: “Qual a missão de Deus”[dono da Igreja]?
Os seguintes textos, Jo3.16; Lc 19.10; Jo 20.21, resumem a missão de Deus em buscar e salvar o perdido
William Temple disse que : “ A Igreja é a única sociedade cooperativa no mundo, que existe em benefício dos que não são membros”
O teógolo alemão, Dietrich Bonhoeffer afirmou que:
“A Igreja só é Igreja quando o é para os de fora”
A razão de ser da Igreja se encontra no propósito de anunciar o evangelho e discipular [ensinar a ser seguidores de Jesus] os convertidos.
A situação da Igreja hoje:
Igreja perdeu o foco: vive para si mesma.
O Rev.Ricardo Agreste, autor do livro "Igreja: tô fora!" diz que a Igreja se tornou em uma “Associação religiosa dedicada a organizar atividades de entretenimento e cultura de seus associados”
O EXEMPLO DE UMA IGREJA QUE PERDEU O FOCO DE SUA MISSÃO é a Igreja de Jerusalém
A primeira comunidade de discípulos. Conversão de 3 mil. Inicialmente orientada pelo Espírito Santo (Atos 1.8, Atos 4.32-33)
Aos poucos a Ig. Jerusalém perdendo o foco.
Veja dois eventos ocorridos na Igreja que mostram isso:
1) Atos 10: Encontro de Cornélio (romano) e Pedro (judeu) – Deus envia Pedro a casa de Cornélio, pois ele e sua família faziam parte da agenda de Deus. Pedro resiste bravamente porque em sua própria agenda, o evangelho só poderia ser anunciado aos judeus.
2) Atos 11.19+:Grupo de cristãos que fugia da perseguição iniciada em Jerusalém com a morte de Estevão, chega a cidade de Antioquia e anuncia o Evangelho a grupos “não-judeus” Isso gera estranheza na Igreja de Jerusalém, pois o Espírito Santo estava “desrespeitando” a agenda pessoal deles.
Esse é o erro de muitas Igrejas. Orientados pelas próprias preferências querem controlar a ação de Deus e estabelecer critérios para Deus agir.
O EXEMPLO DE UMA IGREJA ORIENTADA PELO ESPÍRITO – ANTIOQUIA At 13.1-3
Representa aquele que se rendem à agenda de Deus e caminha em direção aos que precisam ouvir o evangelho que salva e transforma. É o oposto da Ig.de Jerusalém que tentava transformar a comunidade de discípulos em um espaço para o seu próprio bem estar de acordo com seus gostos pessoais.
1) Uma Igreja marcada pela Diversidade cultural: A liderança da Igreja refletia a diversidade de pessoas que encontravam espaço para servir a Deus.
a) Barnabé – Natural de Chipre. Cf At 4.36 era um levita. Tribo judaica responsável pelo cuidar do templo e rituais.Tornou-se conhecido como o “encorajador” ou “consolador” Quando chega em Antioquia enviado pelos apóstolos de Jerusalém ao invés de ver um problema , enxerga uma oportunidade
b) Simeão, chamado Níger - Raça negra, proveniente do Continente Africano. Possivelmente um escravo que tinha recebido nome hebraico de seus senhores.
c) Lúcio de Cirene – cidade ao norte da África.Seu nome não tem origem hebraica. Provavelmente não conheceu o judaísmo. Se converteu diretamente ao cristianismo.
d) Manaém - Não é identificado pela cidade de origem mas pelo fato de ter sido irmão de criação de Herodes Antipas, filho de Herodes o grande, resposável pela morte de João Batista e um dos julgamento de Jesus. Sua formação se deu nos palácios. Frequentou as melhores escolas e conviveu com os homens poderosos e influentes de sua época.
e) Saulo – Judeu formado na escola de Gamaliel. Ensino conservador e radical. Não tolerava quem não tinha sangue judeu e abominava líderes romanos para controlar a Palestina.
COM TODA CERTEZA esses homens não pensavam da mesma forma. A fé em Jesus os uniu e possibilitou uma convivência abençoadora.
2) Uma Igreja orientada pela agenda de Deus: At 13.2
Diferente da Ig, de Jerusalém que tenta fazer de suas vontades a pauta para a missão de Deus [“os gentios não”] a Igreja de Antioquia demonstra um ouvido sensível à Voz de Deus e um coração obediente à Sua Ordem.
O que Deus tinha para fazer era mais importante do que o estabelecimento de uma comunidade agradável e confortável.
Deus retira do convívio da comunidade Barnabe e Saulo. Fortes líderes, capazes de ensinar e orientar.
A Igreja envia o seu melhor para alcançar o mundo. Deus envio o melhor = Jesus.
BARREIRAS PARA ANUNCIAR O EVANGELHO:
1) Barreira da Imagem:
a) Imagem que as pessoas criaram da Igreja (infância/ritualismo)
b) Imagem que as pessoas tem dos freqüentadores de Igreja
c) Imagem que a mídia transmite a respeito da Igreja
2) Barreira da Cultura da Igreja:
a) Ambiente de culto estranho à vida normal: palavreado, rituais, etc
b) Ambiente histórico tradicional X Ambiente Pop Contemporâneo
3) Barreira do Evangelho
a) Evangelho – confronta – desafia a mudanças.
4) Barreira do Compromisso Total
a) Evangelho requer entrega total.
b) As pessoas querem um Deus que sirva e não um Deus para servir.
c) Querem “bem estar” e não “compromisso”
A terceira e a quarta barreira são responsabilidade exclusiva do Espírito Santo. No caso da barreira da imagem e da cultura podemos fazer algo.
3 Perguntas para reflexão:
1) Desejamos realmente ser Igreja? Dependente da ação e orientação do Espírito? Obediente à ordem divina? Estamos dispostos a fazer da missão de Deus [buscar e salvar o perdido] a nossa missão? Vamos no envolver com os de fora?
2) Desejamos ser capacitados e orientados pelo Espírito? Isso implica abrirmos mão de nossas preferências e nos rendermos a agenda de Deus.
3) Desejamos ser uma comunidade que rompe barreiras? Abrirmos mão de nossas manias e trejeitos e anunciar um evangelho puro e simples?
“Igreja reformada, sempre se reformando”
ESTE ESTUDO FOI BASEADO NO LIVRO "IGREJA:TÔ FORA" DE AUTORIA DO REV.RICARDO AGRESTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário