Conheça nossa página no facebook

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

VINDE, PERMANECEI E IDE



VINDE
Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.  Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.  Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30)

PERMACECEI
permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.  Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:4-5)

IDE
“ Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.  Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;  ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mateus 28:18-20)



As três passagens acima, dizem respeito a conversas entre Jesus e seus discípulos. Foram proferidas em momentos distintos e cada uma delas é marcada por um verbo que indica um momento da caminhada com Jesus. Os três verbos resumem o progresso necessário na vida cristã. Eles devem estar presentes na vida de todo cristão verdadeiro.

O primeiro verbo está relacionado com um convite:VINDE A MIM”
É um convite para que o ser humano saia de onde está [morto em seus delitos e pecados cf. Efésios 2] e vá até Jesus.
É um Convite para um encontrar com a VIDA. É um convite para desfrutar de uma nova e impactante experiência.
Levi, o publicano, quando ouviu o convite, deixou tudo para seguir Jesus [cf Mc 2.14]. Zaqueu também ouviu a aceitou o convite de Jesus [cf Lc 19.5-6]. Mas o jovem rico não aceitou o convite de Jesus e foi para casa triste e decepcionado [ Lc 18.22-23]
VINDE A MIM....é o convite que Jesus faz.
Todo convite exige decisão.
Você vai ir até Jesus?

O segundo verbo revela uma ADVERTÊNCIA: PERMANECEI EM MIM!
Essa advertência é dirigida a todo aquele que aceitou o convite de ir até Jesus, para que, progredindo na sua caminhada, ele desenvolva um relacionamento de intimidade com Jesus.
É uma advertência que se for observada, livra o cristão de uma vida   vida infrutífera.
A  vida cristã não acaba quando conhecemos entregamos nossa vida aos cuidados de Jesus, pelo contrário, é apenas o começo.
É preciso crescer em conhecimento do evangelho e em oração.
Foi o próprio Senhor Jesus quem nos exortou ao estudo da palavra e à prática da oração:
“Examinai as Escrituras porque julgais ter nelas a vida eterna e são elas mesmo que testificam de mim” Jo 5.39

“ Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.” (João 16:24)

Os nossos irmãos da Igreja primitiva se preocuparam em desenvolver um relacionamento com o Senhor através da leitura bíblica e da oração:

“ E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.” (Atos 2:42)

O terceiro verbo não é um convite e nem tampouco uma advertência, antes, é uma ordem: IDE [por mim, em meu nome] FAZEI DISCÍPULOS DE TODAS AS NAÇÕES

Naturalmente, o progresso na caminhada cristã levará o discípulo a frutificar. A vida que se inicia quando ouvimos o convite do Salvador, se desenvolve e amadurece no relacionamento de comunhão com ele, e só prossegue para o trabalho do Dono da Seara.

O trabalho do discípulo não é um pagamento pela salvação recebida, antes é uma consagração de vida, pois agora vive pela fé no Filho de Deus que o amou e Si mesmo se entregou por ele.
Nosso irmão o apóstolo tinha razão de sua vida essa consagração. Diante do perigo da morte ele afirmou sua convicção: “...em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.” (Atos 20:24)

Querido leitor, como vai a sua caminhada?
O convite de Jesus continua sendo feito – VINDE A MIM
Você já entregou sua vida a Jesus? Já confessou os seus pecados a Ele? Já recebeu o perdão que somente Ele pode dar? Já está em paz com Deus?

A advertência de Jesus continua a ser proclamada – PERMANECEI EM MIM.
Como está o seu relacionamento com o Senhor? Você tem experiências com Deus? Você ora? Conhece as Escrituras? Já teve alguma oração respondia? Seu caráter foi transformado? Abandonou os seus pecados? O que mudou em sua vida?

A ordem de Jesus continua a ser anunciada – IDE [por mim].
Você tem anunciado o evangelho com suas palavras e atitudes? Está envolvido em algum ministério? Ajuda na Igreja?

Nenhum comentário:

Postar um comentário